Escolas comemoram Dia das Mães em grande estilo com a presença especial da prefeita Rosineide Barbosa

Foto: Joana Darc/Divulgação
A prefeita de Casinhas, Rosineide Barbosa, cumpriu uma agenda pra lá de especial na última sexta-feira (16), quando se deslocou até algumas escolas da zona rural exclusivamente para participar de mais uma rodada de comemorações alusivas ao Dia das Mães no município.

A maratona de visitas foi iniciada pela manhã, na Escola Nossa Senhora de Fátima, no Diogo, com a presença apenas da secretária de Educação de Casinhas, Laura Souza, que justificou a ausência da prefeita. "Ela não pôde estar aqui neste momento em virtude de um problema de saúde no joelho, mas garantiu que, se Deus quiser, vai estar participando conosco das comemorações que serão feitas na parte da tarde em outras escolas", explicou.
No Diogo, a secretária ainda destacou que ficou contente ao observar a participação de um número maior de mães no evento. "Vocês são as convidadas especiais de hoje, dos filhos de vocês, da nossa escola e da Secretaria de Educação, que também está aqui para ver esta festa bonita acontecer. Nós viemos aqui para dizer que estamos alegres, felizes e orgulhosos por encontrar vocês nesta escola, especialmente porque este ano nós encontramos mais mães, a sala está bem cheia. Portanto, nosso desejo é fazer com que esta escola cresça cada vez mais e permaneça atendendo as crianças desta comunidade", afirmou.

Tayana Silva, mãe da pequena Vitória, que está matriculada na creche da escola, ficou feliz com a homenagem. "Fiquei muito feliz, por mim e pelas outras mães. É uma festa que nos faz sentir que temos realmente um papel importante na educação dos nossos filhos, junto com os professores na escola", disse.
Já na Escola Benedito Roseno Freire, na Chatinha, a secretária Laura não escondeu seu entusiasmo com as apresentações que foram feitas pelos alunos para homenagear suas mães. "Deu pra gente perceber o quanto as crianças estiveram cheias de desejo para prestar homenagem às suas mães. E elas, orgulhosas com as apresentações dos seus filhos. Educação também é isso, não é só ensinar os conteúdos que estão propostos para o ensino. É educar as crianças de uma forma integral, educá-las para valorizar as pessoas, a família e, neste dia em especial, as mães", ressaltou.
Ouvida pela nossa reportagem, Dona Rizalva, mãe do aluno Alissandro, fez questão de agradecer pela realização da festa. "Estão todos de parabéns, os professores e toda a equipe da escola, mas principalmente a prefeita Rosineide, que tem sido muito presente aqui. Peço a Deus que Ele a abençoe e lhe dê muita saúde", agradeceu.

A coordenadora da escola, Maria Rosinalda dos Santos, também falou com o nosso blog. "É um momento emocionante, onde fazemos com muito carinho, de uma forma simples, enfim, como a gente pode. Toda a equipe da escola está de parabéns, porque todos se empenharam para que este momento sublime fosse coroado de sucesso. Sem falar na prefeita Rosineide, que está de parabéns pela contribuição importantíssima que vem dando à educação do nosso município".
O presidente da Câmara de Vereadores de Casinhas, Sinha do Junco, também participou da festividade na companhia dos colegas vereadores Inácio da Chatinha e Gilberto do Posto, além da vereadora Fátima do Sindicato, e defendeu a participação das mães no acompanhamento das atividades da escola.

"É muito importante que os pais participem da educação dos filhos, procurando saber como está o andamento do filho na escola, dos professores, como está a merenda, a limpeza, etc. A prefeita Rosineide vive constantemente preocupada com a situação da educação de Casinhas, procurando saber se as coisas estão caminhando bem, e vocês tem um papel importante que é o de acompanhar tudo isso e ajudá-la, seja com opiniões ou reclamações, mostrar o que está errado e buscar melhorar", enfatizou Sinha.
Da Chatinha, a comitiva seguiu ainda para as escolas das localidades do Junco, Fundão, Areia de Chatinha e, por fim, Lagoa de Pedra, que também realizaram suas comemorações. Na Escola Pio XII, no Junco, o cerimonial aconteceu na igreja da comunidade, seguido de um almoço, que foi servido naquela unidade de ensino. O cantor surubinense Ernandes Alcântara animou a festa ao som de muita MPB. Na Escola Luiz Ventura, em Lagoa de Pedra, já com a presença da prefeita Rosineide Barbosa, a festa também contou com diversas apresentações, sorteio de brindes, distribuição de lanches e, a exemplo das outras escolas, com a expressiva presença das mães.
Ao se pronunciar, a prefeita falou da aproximação das mães com a vida escolar dos seus filhos. "Seja nas apresentações, nos momentos em que os filhos passam aquela mensagem de amor para suas mães. E a mãe se sente feliz em saber do acolhimento que eles estão tendo na escola. Neste momento de confraternização, nós percebemos o sorriso, a alegria e a satisfação de cada uma delas", disse Rosineide. 

"Estamos levando a nossa mensagem, fazendo com que nossas mães se conscientizem, abracem seus filhos, e que os filhos também abracem suas mães. O filho tem que chegar perto da mãe e dizer o quanto a ama, o quanto ela é importante, porque nós que somos mães precisamos ter um maior entrosamento, abraçar e dar carinho aos nossos filhos. Para que o combustível que é o nosso amor por ele se torne cada vez mais forte", completou.
Fotos: Charles Nascimento e Joana Darc/Divulgação