V Conferência Municipal de Assistência Social de Casinhas discute o SUAS e elege delegados para a etapa estadual


Momento da abertura do evento, feita pelo pelo diretor do Teatro Municipal, Maurício Barbosa (Foto: Charles Nascimento)
Aconteceu na última quarta-feira (7) a V Conferência de Assistência Social do município de Casinhas. O evento foi realizado no auditório do Funpreca, no Centro. O tema principal das discussões foi a 'Gestão e Financiamento na Efetivação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS)', que é o sistema público que organiza os serviços socioassistenciais de maneira descentralizada em todo o país.

Na cerimônia de abertura, a secretária municipal de Assistência Social, Núbia Ramos, fez uma apresentação das ações desenvolvidas por sua pasta no primeiro semestre de 2013. Após a leitura do regimento interno, a coordenadora do CREAS regional, Rosimaura Aguiar, fez uma apresentação do programa, dinâmica da conferência e apresentação do tema principal, fazendo importantes esclarecimentos para o público presente. Seis eixos temáticos foram apresentados durante a conferência: ‘Cofinanciamento Obrigatório da Assistência Social’; ‘Gestão do SUAS: Vigilância Social Assistencial, Processo de Planejamentos, Monitoramento e Avaliação’; ‘Gestão do Trabalho’; ‘Gestão dos Serviços, Programas e Projetos’; ‘Gestão dos Benefícios do SUAS’; e ‘Regionalização’. 
Solenidade aconteceu no auditório do Fundo Previdenciário de Casinhas (Funpreca)

A coordenadora regional do CREAS, Rosimaura Aguiar, realizou uma palestra sobre o SUAS (Foto: Charles Nascimento)
"A gente costuma dizer que esse tema do SUAS é um tema muito forte, robusto. Por isso que ele é dividido em seis eixos. Sua política, universal e não contributiva, é destinada a quem está realmente em situação de extrema pobreza", destacou Aguiar, que também falou sobre a importância do assistencialismo social no município. "Na educação, estudou, passou; na saúde, tomou remédio, ficou bom... Na Assistência Social é um pouco diferente. O profissional da área, por exemplo, tem que querer, estar sempre motivado para se atualizar, fazer capacitações, etc. Mas a gente observa que hoje em dia as pessoas começam a realmente entender o que é assistência social".
Nem Rio, nem Gravatá. Para dona Necina, "Casinhas foi o melhor lugar onde já vivi em toda a minha vida" (Foto: Charles Nascimento)
Durante a palestra, a dona de casa Necina da Silva Martins, de 71 anos, pediu licença para falar sobre sua experiência em estar participando de um dos grupos da boa idade existentes no município. "Eu saí do Rio de Janeiro para morar em Gravatá, aqui em Pernambuco. Depois decidi me mudar para Casinhas e hoje posso dizer com todas as letras: é o melhor lugar onde eu já morei em toda a minha vida. Tenho participado de muitas atividades junto com meu grupo e recebido um atendimento fora de série. Eu quero até aproveitar este momento para agradecer", contou dona Necina. Atualmente, 130 idosos, divididos em três grupos de convivência, são assistidos mensalmente pela Secretaria Municipal de Assistência Social em Casinhas.

Entre os presentes estavam trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUAS), representantes de entidades ligadas à assistência social, dos poderes Executivo e Legislativo e integrantes de conselhos de políticas públicas e de direitos. Um almoço foi servido aos participantes do evento e também houve um sorteio de vários brindes ente eles. Ao final da solenidade, foram apresentadas as propostas dos grupos de discussão e escolhidos os delegados que participarão da etapa estadual.

Veja mais imagens:
As secretárias Laura Sousa (Educação) e Núbia Ramos (Assistência Social). Logo atrás, o vereador Marcelo Andradre (a esquerda) e a vereadora Verônica Geriz

O presidente da Câmara de Vereadores de Casinhas, Sinha do Junco (centro), e o vereador Gilberto do Posto

Vereador Inácio do Toyota e a vereadora Euda Gomes
 
Grupos da Boa Idade marcaram presença na conferência

Vereadora Fátima do Sindicato (centro) e a professora Valdiane Duda
 
Secretária de Assistência Social de Casinhas, Núbia Ramos

A palestrante do evento, Rosimaura Aguiar (à direita), foi presentada na ocasião
 
Um dos grupos de discussão da conferência
 
Um almoço foi servido aos participantes do evento

O diretor municipal de Cultura, Gerailton Leal, com o coordenador da Casa das Juventudes de Casinhas, Marcos Lago

A prefeita de Casinhas, Rosineide Barbosa (centro), também marcou presença no evento

Apresentação das propostas que foram discutidas nos seis eixos de discussões
 
Rosineide, ao final da conferência: "Vamos humanizar o atendimento móvel e melhorar o ambiente de trabalho do nosso município" (Fotos: Charles Nascimento)

A prefeita de Casinhas, Rosineide Barbosa, também marcou presença no evento. Na ocasião, ela defendeu que é preciso humanizar o atendimento móvel da comunidade. "Porque é tão bom quando a gente chega num local e é bem recebido. Quem não gosta de ser bem recebido, de ser abraçado? Você chegar no ambiente de um hospital ou de uma secretaria, por exemplo, e ser muito bem tratado pelo motorista que faz o transporte do paciente, do funcionário, do estudante, da boa idade, enfim, problema e dificuldades existem, mas temos que estar ali, com o sorriso no rosto, para atender as pessoas. Isso é algo que vamos fazer aqui no município, como também vamos melhorar o ambiente de trabalho", prometeu.

A secretária Núbia Ramos ainda aproveitou para fazer menção a um projeto de implantação de um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) no município. "Neste momento ainda não é possível, porque nós já estamos praticamente trabalhando com recursos próprios. Mas vamos sonhar, acreditar que é possível, sim, implantar o CREAS em Casinhas".